A Mandala dos Direitos de Crianças e Adolescentes
14/05/12 18:12POR SUELI LIMA E RITA IPPOLITO
Acreditamos que a educação é chamada a intervir no âmbito da prevenção com as crianças para promover seu bem-estar integral. Ela deve encontrar o seu papel no enfrentamento das violações dos direitos dessas crianças e adolescentes.
Para isso é fundamental que na escola e nos centros educacionais se instaure um clima de confiança e de cooperação entre as crianças, os adolescentes e a comunidade educativa, baseado no respeito e, sobretudo, encontrando suportes didáticos para desenvolver mecanismos de autodefesa na criança e recursos que aumentem a autoestima, o sentimento de pertencimento, a identidade, o respeito pela diversidade cultural, num ambiente inclusivo e afetivo.
Nós, da Casa das Artes de Educar, com a parceria da Childhood Brasil, criamos um percurso formativo para a implementação de laboratórios pedagógicos com crianças e adolescentes, professores e educadores, pais e responsáveis, parceiros da rede de proteção em duas favelas do Rio de Janeiro: Morro dos Macacos, Villa Isabel e Morro da Mangueira. Daí nasceu a “Mandala dos Direitos”.
Procuramos implementar ações educativas que respondam ao direito da criança de crescer em um ambiente seguro que a respeite e a escute -um mundo de adultos que a proteja de qualquer forma de violência, ao mesmo tempo em que a informa e orienta, valoriza sua capacidade, sua subjetividade, sua riatividade e seu protagonismo, de acordo com a sua fase de crescimento.
Acreditamos que podemos cultivar e fortalecer o trabalho em rede: uma cultura de proteção da infância tem muitos protagonistas envolvidos, com características e competências específicas. Todos precisam interagir para garantir mais resultados.
Frente à violência contra a criança, são necessários projetos preventivos que saiam da lógica da emergência e que construam um percurso educativo e social, que fortaleça a relação entre a escola, a família e a rede de apoio social (sistema de garantia de direito), criando resultados sustentáveis a médio e longo prazos.
Isso só é possível se houver um envolvimento dos adultos que são referências para as crianças, valorizando as relações fundamentais que elas têm com as famílias e com os professores.
Sem respeito a hierarquia, a disciplina e a LEI não há família,escola,civilização. A vida, a grande mestra, ensina de duas maneiras. Pelo amor e pela dor. Respeito pessoal se conquista com o bom exemplo, com trabalho e perseverança e principalmente com respeito ao próximo. O homem forte defende a si mesmo, o homem verdadeiramente forte defende a si mesmo a os mais fracos.
Estudo o empreendedorismo social há muito tempo e me apaixonei por esse projeto! Apoio essa iniciativa e no dia em que tiver oportunidade, irei conhecer a Casa da Arte de Educar! Excelente!