Transformando sonhos em realidade
12/05/12 00:05POR DAVID HERTZ
Foi com imenso prazer que iniciamos neste mês a sétima turma do Curso Profissionalizante da Gastromotiva.
Para todos nós, esse foi um momento muito especial junto aos novos aprendizes, parceiros e todos aqueles que acreditam no nosso sonho de diminuir as desigualdades sociais usando a gastronomia como uma poderosa ferramenta de transformação.
Esse é o início de uma intensa caminhada: 40 jovens chegaram repletos de sonhos e com muita garra para aprender. Nos próximos meses, temos a difícil missão de ensinar algumas ferramentas que proporcionem não só o desenvolvimento profissional, mas, principalmente, pessoal desses jovens, para que eles possam ter uma vida melhor e levar esses ensinamentos a diante disseminando também em suas comunidades.
A jovem Anathea Vettori Meireles conta um pouco como estão suas expectativas para o curso:
“Falar sobre sonhos é principalmente mexer com a emoção das pessoas. É procurar em cada um de nós aquilo que parece e precisa nos dar um motivo maior pra viver. Nós construímos os nossos sonhos, perseguimos, foram várias etapas. Fomos avaliados a cada instante…Sonhar é viver, mas viver não é sonhar. Agora devemos agir. Como o sr. Juan disse na nossa primeira aula, temos que ser perseverantes. Devemos agir, cumprir o que foi determinado nas metas e estar sempre avaliando as nossas ações. Não é só o meu sonho. São 40 sonhos, 40 vidas, cada um tem um sonho diferente, com cores, formas e conteúdos diversos. Mas existe um ponto em comum: o amor pela gastronomia. Agora estamos sentindo tudo isso, a emoção está diferente. Agora fazemos parte de um grupo onde cabe a cada um de nós construirmos, juntos, com os nossos colaboradores, uma história que possa ser vivida por todos. Transformar sonhos em realidade é um tesouro particular que pode ser dividido e compartilhado com outros, para que haja desenvolvimento de um grupo de seres humanos. Agora o sonho não é mais sonho. Bem-vindo à realidade: somos Gastromotiva!”
O caminho é longo e difícil, mas sempre muito prazeroso.
Para acompanhar mais sobre o trabalho da Gastromotiva e a caminhada de cada jovem, acesse o blog http://gastromotiva.blogspot.com.br/
Os aprendizes irão contar semanalmente como estão sendo as aulas, suas experiências, aprendizados e histórias de vida.
Estou muito feliz em fazer parte deste projeto, e não quero aprender e ficar só para mim, quero passar o que eu aprender a frente, quem sabe até mesmo na Gastromotiva, na Associação Despertar que esta me apoiando 100%, ou em qualquer lugar por onde eu passar, vou ficar muito feliz, poque sei que o que eu aprendi não vai ficar só para mim, vou poder multiplicar…
Um projeto que visa diminuir as desigualdades sociais, dando oportunidades aos jovens ensinando-os a gastronomia. Tomara que mais e mais projetos como este apareçam!