O que é a simplicidade?
10/04/12 14:24Por Gisela Solymos – Cren
Ele era vendedor de frutas e não tinha dinheiro para casar com a mulher com quem namorava. Mas, em 1981, conseguiu abrir uma farmácia na periferia de Fortaleza (CE). Era a primeira do bairro. O olhar para as necessidades da comunidade fez com que o dono, Francisco Deusmar de Queirós, inovasse. Colocou nas gôndolas produtos de higiene, beleza e conveniência, algo que não havia sido feito antes.
Depois, tomou a dianteira mais uma vez, quando começou a receber contas de água, luz e telefone na unidade, facilitando o acesso dos clientes a esses serviços.
O que a história do fundador da rede de drogarias Pague Menos tem a ver com empreendedorismo social? A simplicidade. Mas o que é essa simplicidade? É a capacidade de olhar o real, a realidade, os fatos, sem interpor nada entre seu olhar e a própria realidade. Então, o simples, que também estiver preocupado com o bem comum, será criativo. Essa é a base do verdadeiro empreendedorismo. Assim, os empreendedores podem responder às perguntas que os movem.
O empresário deve ter se perguntado o que poderia fazer a mais pela comunidade de Fortaleza. Do mesmo modo, a questão que me moveu estava e ainda está relacionada à pobreza: por que as pessoas não podem ter o que deveriam? Por que não podem ser o que poderiam?
É por uma paixão a estas perguntas, é pelo verdadeiro envolvimento com elas, que um empreendedor é movido, seja ele ganhador de um prêmio ou não. A simplicidade, que nos dá a abertura necessária ao conhecimento novo, é o que permite identificar as demandas existentes e ser criativos para resolvê-los, trabalhando com recursos limitados, e sempre em equipe!
A simplicidade, a serviço do bem comum, constrói empreendedores e transforma o mundo!
Em tempo: Queirós foi eleito Empreendedor do Ano na categoria Master da Ernst & Young Terco, no fim de março. Na premiação, fui homenageada na categoria Empreendedor Social.
Ok, parabéns a ele, mas tem uma coisa importante aí, não se deve misturar o ambiente de uma farmácia com varejo de qualquer coisa ou um estabelecimento bancário.
Concordo com voce Alfredo.