Um novo ciclo: Young Global Leader
06/03/12 19:02Por David Hertz – Gastromotiva
A cada prêmio que recebo, paro para pensar e sentir o que me levou a chegar a obter esse reconhecimento por parte da sociedade e o que de fato ele representa.
Há 20 anos saí em uma busca pessoal para encontrar um trabalho e trilhar uma vida que fizesse sentido. Foram anos ao redor do mundo todo procurando, investigando, observando, pensando, sentindo até que eu encontrasse. Parte disso veio de uma inquietação pessoal para viver todos os momentos intensamente e a outra de fazer algo que valesse a pena.
Acredito nos ciclos da vida e nas espirais que passamos para crescer e aprimorar nossos sentidos, diminuir nossos medos e inquietações. Em 1997, escolhi a gastronomia como profissão, justamente por lidar com as coisas que mais amo nessa vida: pessoas, cultura e lugares. Foram anos em restaurantes, bufês e salas de aula descobrindo esse universo.
Em 2004 um novo ciclo começou. Descobri que a Gastronomia poderia ser um celeiro de oportunidades para as pessoas se descobrirem e também acharem seu caminho profissional. Nesses anos, esse sentido que eu procurei para o trabalho se encaixou perfeitamente e muita gente, de todas as classes sociais e lugares, embarcou comigo nesse sonho. Uma receita onde todos podiam contribuir e aprender. O que planejamos foi tomando corpo e se tornando cada vez mais real. Hoje podemos brindar, todo ano, que mais jovens de baixa renda participam dos nossos cursos na Gastromotiva e conseguem bons trabalhos ou abrem seus próprios negócios, levando bem estar para quem nunca imaginou que era possível usufruir dele. Justamente nesses anos a sustentabilidade ficou cada vez mais em evidência e pude aprender e observar na prática as melhores iniciativas nesse âmbito em uma escala global. Nessa época, recebi do jornal Folha de S. Paulo e da Fundação Schwab o primeiro prêmio “ Empreendedor Social de Futuro “, que me abriu as portas para participar do Fórum Econômico Mundial América Latina.
Hoje é um dia muito especial. Ao ser reconhecido como um Young Global Leader (Jovem Líder Global) pelo Fórum Econômico Mundial, sinto que todo esse aprendizado agora pode ser levado para um outro patamar, em uma escala mundial. Me sinto mais preparado para sentar com outros líderes e discutir modelos que podem gerar escala e mudanças na sociedade. Hoje, precisamos de novos modelos de administração pública, governança corporativa, de negócios, enfim, de relações humanas. Sou um grande otimista e vejo um celeiro de oportunidades de atuação. Vejo todos os dias o quanto existem pessoas boas, capazes, buscando oportunidades para viver melhor. Seja qual for o caminho, sou prova de que quando focalizamos no positivo e somos persistentes nos nossos sonhos, podemos mudar nossa vida e inspirar e atrair outros a viver isso junto.
Enfim, de fato os prêmios servem para validarmos a nossa história real e nos sentir motivados a continuar. A sensação é sempre de uma grande satisfação! Me sinto extremamente honrado por esse título e orgulhoso de ter um time de primeira linha ao meu redor, e de participar de redes e comunidades tão interessantes e importantes que, de fato, estão transformando esse mundo.
David, parabéns! Ficamos felizes em poder espalhar ainda mais tua história no TEDxlaçador.
Parabéns! Davi!
Existe um site onde eu possa ler mais sobre o seu trabalho? Obrigada!
Olá Janaína!
O perfil do David você encontra aqui: http://www1.folha.uol.com.br/empreendedorsocial/finalistas/2009-david-hertz.shtml
Sobre o trabalho da Gastromotiva: http://www.gastromotiva.org/
Um abraço,
Fernanda Favaro
Equipe Empreendedor Social
Caro David, vi sua entrevista c/a Marilia Gabriela e adorei.É de pessoas como voce q faz a gente pensar q nem tudo está perdido.V.ama o q faz e passa.V.faz diferença no planeta por isso ganha premios MERECIDISSIMOS. P.A.R.A.B.E.N.S!!!