Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Empreendedor Social

Blog dos integrantes da Rede Folha de Empreendedores Sociais

Perfil O blog é produzido pela Rede Folha de Empreendedores Sociais

Perfil completo

20 anos de Museu da Pessoa no Brasil

Por empreendedor social
17/02/12 12:13

Por Karen Worcman – Museu da Pessoa

Em 2012 o Museu da Pessoa completa 20 anos de existência no Brasil. Olho para mais de 20 anos atrás e me vejo com uma ideia na cabeça e uma obsessão: construir uma rede global de histórias de vida que pudesse transformar as pessoas e a sociedade.  Naquele momento, nada me parecia mais importante e revolucionário!

Lembro-me claramente que, naquele tempo, a ideia, o nome, os objetivos e tudo o que envolvia a iniciativa do Museu da Pessoa era algo muito difícil de ser compreendido. Não havia internet, não havia blogs, ainda não tínhamos sido assolados (para o bem e para o mal) pela enorme quantidade de conteúdos produzidos por aqueles que, até então, eram apenas… o público! O Brasil saía da década perdida dos anos 80 e Collor estava no poder. Os problemas nacionais eram enormes e falar em memória, em história de vida de pessoas comuns era realmente um pouco fora de lugar.

muspes

A valorização da memória inspira o trabalho do Museu da Pessoa. (foto: divulgação)

 Como começar? Por onde começar? Data deste tempo minha convicção de que, quando queremos realizar algo – se de fato queremos – não importa por onde começamos e sim que temos mesmo é que começar. Por qualquer lugar. O movimento da ideia, como um novelo de lã, leva a outro movimento, que leva a outro, e assim por diante. E assim aconteceu durante esses anos. Tantas pessoas foram fundamentais para que o Museu da Pessoa existisse. Pessoas que abraçaram a ideia, que construíram, inovaram, acreditaram e por aí vai.

E o Museu, hoje com mais de 200 projetos realizados, 50 publicações, 48 exposições entre outros produtos, possui cerca de 15 mil histórias em seu acervo (que incluem narrativas de pessoas que contam, sob suas perspectivas, a história de empresas, instituições, sindicatos, comunidades e cidades). Olho para isso e penso: “É, este acervo é certamente um patrimônio nacional”.

Para finalizar, gostaria de chamar a atenção para algo em particular: o Museu da Pessoa, hoje uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), nasceu, cresceu, consolidou-se e é uma instituição totalmente autossustentável no Brasil. Isso significa que a ideia foi aceita por muitos, patrocinada, comprada, multiplicada e viabilizada por muitos outros. Esta atitude demonstra, a meu ver, o quanto estamos em uma sociedade que se abre para o poder do empreendedorismo e da inovação. É só acreditar. E brigar pela ideia. E o que vem em seguida faz parte do caminho.

Ps.: se você tiver interesse em ler as 12 histórias marcantes do livro “20 anos de Museu da Pessoa no Brasil”, solicite o PDF pelo e-mail ‘comunicacao@museudapessoa.net’.

 

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Os comentários pelo formulário foram fechados para este post!

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailempreendedorsocial@grupofolha.com.br

Buscar

Busca

Sites relacionados

  • Empreendedor Social
  • Fundação Schwab
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).