Vegetação urbana em jogo
16/02/12 10:44Por Suzana Pádua – Instituto de Pesquisas Ecológicas (Ipê)
É preocupante a notícia publicada na Folha de ontem de que grupos industriais estão fazendo lobby para retirar, do texto do Código Florestal, dispositivos voltados à proteção da vegetação urbana.
Mais uma vez, o que vemos é um movimento irresponsável de se destruir a cobertura natural do Brasil – agora, nos centros urbanos.
As mudanças do Código Florestal que estão sendo propostas resultarão em perdas inestimáveis, com consequências inevitavelmente desastrosas, inclusive para quem as defende. Quando há enchentes, deslizamentos de terras e outros desastres ambientais, poucas são as pessoas ou matérias escritas com coragem de apontar os verdadeiros culpados. Tem sido a natureza a grande vilã, como se esta agisse contra a humanidade.
Pois é a ação humana que tem provocado os graves desequilíbrios naturais da atualidade, causando vítimas de toda sorte. Ora, com mais de 70% da população brasileira vivendo em grandes centros urbanos, se estes se desnudarem de sua proteção natural, as perspectivas não podem ser promissoras. Dependemos de todos os elementos naturais, mesmo que tenhamos esquecido que somos parte dessa teia que se chama natureza. Se tratarmos mal o ambiente natural, estaremos trilhando um caminho de mais perdas para nós mesmos.
Espero que haja lucidez em nossos tomadores de decisão, inclusive da Presidente Dilma para vetar tamanha insensatez.
Hear, hear, Suzana! Voce esta absolutamente certa. Porque eh que os politicos e poderosos nao veem isto?! Muito poder?! Muito dinheiro no bolso?! Muita corrupcao?! Chega de egoismo minha gente! O egoismo so ira nos trazer destruicao… Voces nunca aprenderam isso quando eram pequenos?! Meus filhos estao apredendo mas nao quero que desaprendam com essa sociedade corrupta no futuro. O povo unido, jamais sera vencido!!!! Vamos nos unir contra essa violencia a nossa natureza!
Acredito que os politicos de hoje em sua grande maioria só falam em código florestal, sustentabilidade e em responsabilidade social quando estão precisando de votos, quer dizer não só esses temas que citei no comentário mais todos os temas, saúde, educação, segurança etc…
Precisamos antes de mais nda de uma reforma politica e judiciária!