Tatu-bola para mascote da Copa do Mundo
15/02/12 10:14Por Rodrigo Castro – Associação Caatinga
A Associação Caatinga lançou, no dia 2 de fevereiro, a campanha “Tatu-bola para mascote da Copa do Mundo de 2014”. Por que o tatu-bola? Trata-se de espécie que representa muito bem a riqueza, a exuberância e o quanto é surpreendente a natureza brasileira. A espécie só ocorre no Brasil, por isso é 100% brasileira e é um dos raros animais que tem a habilidade de assumir o formato de uma bola, a protagonista do futebol, quando se sente ameaçado. O objetivo da campanha é aliar a paixão brasileira por este esporte durante o maior evento esportivo do mundo à preocupação com o meio ambiente. Além disso, a campanha busca exaltar e divulgar para o mundo algumas das qualidades do povo brasileiro, como a criatividade, a irreverência e o senso de humor.
O tatu-bola está entre as espécies ameaçadas de extinção em nosso país, por isso nada melhor do que uma campanha que utiliza o poder de mobilização do futebol para sensibilizar a sociedade sobre a importância de preservarmos o nosso patrimônio natural.
A repercussão da campanha tem sido muito grande. Primeiro lançamos nas redes sociais, depois vieram os jornais, os programas de rádio e televisão. É importante lembrar que a mobilização cresceu rapidamente a partir de notícia veiculada no portal folha.com no dia 03 de fevereiro. O projeto do mascote deverá ser apresentado a Comissão Especial da Copa da Assembléia Legislativa do Ceará nos próximos dias e a campanha também será apresentada ao secretário especial da Copa no Ceará. Continuamos com a divulgação e gostaríamos de pedir o seu apoio para nos ajudar a tornar esse mascote cada vez mais conhecido através das redes sociais e de trabalho de vocês. Todo o resultado da divulgação e mobilização será compilado em relatório que será encaminhado ao Ministério dos Esportes, o que seguramente ajudará na escolha do tatu-bola.
Confira a animação da campanha e divulgue em suas redes: http://www.acaatinga.org.br/index.php/2012/3881/